terça-feira, 25 de janeiro de 2011

“Descobrimento” do Brasil

Hoje, na nossa seção “a história de outra maneira”, algo interessante: o “descobrimento” do Brasil.

Como devem saber, no nosso ensino fundamental, e talvez até muitas vezes no médio, o descobrimento desse grande pedaço de terra (hoje em dia, fétida) é enfatizado como um grande marco na história do país: os portugueses vieram para trazer (até mesmo como um “fardo”, uma obrigação) a civilização aos “selvagens” do novo mundo. Eles, de alguma forma, deveriam vir aos novos continentes para ensinar os bons modos e a civilização européia.

clip_image002

Mas o que realmente aconteceu foi bem diferente dessa versão distorcida da verdade. Os portugueses, ao virem para este país de civilizações indígenas pacíficas e que viviam uma vida natural e sem apegações aos bens materiais, apenas retiraram as riquezas naturais que a natureza levou milhões de anos para esculpir. Uma das árvores mais valiosas da época, o pau-brasil, que hoje é muito raro de se encontrar, está nessa situação por causa da ação dos portugueses. Não que os bens naturais valiosos sejam o que mais importa, mas a extração dessas riquezas prejudicou muito o futuro do nosso país.

clip_image004

Veja países e regiões que tiveram como base a colônia de povoamento: o norte dos EUA é o melhor exemplo sobre isso. Alguns grupos de ingleses, insatisfeitos com a monarquia, resolveram colonizar outro território.

Não é uma ofensa aos portugueses. Meu avô é um português, eu adoro o país e sempre terei um afeto com o povo de lá. Só estou falando a verdade sobre o que ocorreu no descobrimento do nosso país. Portugal realmente apenas pensou em trazer riquezas para o seu próprio território, sem se importar com o povo que eles eminentemente destruiriam.

Continuem lendo para nova atualizações no nosso blog.

0 comentários:

Postar um comentário